“A magia em suas formas mais primitivas é normalmente designada como “arte”. Acho que isso é bastante literal. Eu acredito que a magia é arte e que a arte, quer por escrito, música, escultura ou qualquer outro meio é literalmente mágica.

Alan Moore

A arte é, como mágica, a ciência de manipular símbolos, palavras ou imagens para realizar mudanças na consciência. A verdadeira linguagem da magia trata tanto da escrita como de arte e também sobre o sobrenatural.

Um grimório, por exemplo, um livro de feitiços, é uma forma elegante de falar sobre a gramática. Conjurar um encantamento é somente encantar, manipular palavras para mudar a consciência das pessoas. Então eu acho que um artista ou escritor é a coisa mais próxima que você vai ter de um xamã no mundo contemporâneo.

Acredito que cada cultura deve ter vindo de um culto. Originalmente, todas as facetas da nossa cultura, sejam as ciências ou das artes territórios eram territórios dos xamãs.

O fato de que agora esse poder mágico degenerou ao nível de entretenimento barato e manipulação é uma tragédia. Atualmente, aqueles que utilizam Xamanismo e Magia para moldar a nossa cultura são os anunciantes.

Ao invés de acordar as pessoas, Xamanismo se tornou a droga usada para tranquilizar as pessoas, para torná-las mais maleáveis. A sua caixa mágica, a televisão, com suas palavras mágicas, seus slogans, pode fazer com que todos no país pensem nas mesmas palavras e tenham os mesmos pensamentos banais exatamente ao mesmo tempo.

Em toda a magia há um componente linguístico incrivelmente grande.”

Arte e Magia por Alan Moore

Trecho do documentário “A Paisagem Mental de Alan Moore”

…passagens e meios… veja mais em https://medium.com/ormando

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store