Diário de Wikinavegação #1

zhiOmn Ormando
2 min readJun 3, 2021

O texto abaixo foi publicado originalmente em uma subpágina de usuário na Wikipédia.

Início

No dia 28 de maio de 2021 começou a minha experiência na parte de “dentro da wikipedia”. Nesse dia criei esta conta Ormandozhiomn, com a vontade de adicionar informações em português sobre a ecologista estadunidense Joanna Macy.

Vi que existem páginas sobre ela na Wikipedia em outros idiomas, e sou uma das pessoas que moram no Brasil e que tem conhecido os livros e falas de Joanna desde 2019. Tive contato com textos de entrevistas em português publicadas no site da revista Bodisatva e no site Believe Earth. E assisti a conversa em vídeo que ela fez com a comunidade O Lugar.

Estou apredendo sobre o funcionamento da wikipedia e passando a observar os artigos com mais profundidade. Agradeço à todas(os/es) que me ajudam a aprender. Meus aprendizados anteriores sobre webdesign e diagramação têm me ajudado a entender o funcionamento técnico, e minha experiência com pesquisas no Google vem do uso da Internet há mais de 15 anos.

Primeira semana

Em um momento tentei adicionar vídeos de palestras como referências de que as palestras aconteceram. O sistema me avisou que por ser uma conta nova ainda não posso fazer isso. A mensagem trazia links e assim cheguei até a um grupo do Telegram com usuários, editores e admins da Wikipedia Lusófona. Nesse grupo algumaOrgms pessoas me deram dicas, e mais tarde aconteceu um movimento de mensagens por conta do bloquei da conta MikutoH. Por causa disso, passei a acompanhar a Discussão de Bloqueio e tenho aprendido observando ela também.

Em relação à imagens ainda estou aprendendo. Gostaria que fosse mais fácil, mas entendo. Espero que a Wikipedia se torne mais amigável visualmente para pessoas menos acostumadas com a tecnologia. Até mesmo eu sinto dificuldades, e tenho contato com a internet e computadores há tempo…

Organizar a página do usuário e as subpáginas é interessante.

Estou aprendendo a usar a ferramenta de traduzir artigos.

No dia 31 de maio fiz um relato em vídeo da experiência, postado no canal zhiOmn Ormando Lumina Nimbus.

--

--