“Uma abertura de ser” (Osho)

Trecho de “An Openness of Being” da introdução do livro “ Intelligence The Creative Response To Now” de Osho

Inteligência é apenas uma abertura de ser — capacidade de ver sem pré-juízos, capacidade de ouvir sem interferências. capacidade de ser com as coisas sem quaisquer ideias a priori sobre elas — isso é o que inteligência é.

Inteligência é uma abertura de ser. É por isto que ela é tão completamente diferente da intelectualidade. Intelectualidade é justo o oposto da inteligência.

A pessoa intelectual está constantemente carregando pré-juízos, informação, crenças a priori, conhecimento. Ele não pode escutar; antes de você ter dito qualquer coisa, ele já concluiu.

Qualquer coisa que você diga tem que passar através de tantos pensamentos na mente dele que na hora que isso alcançá-lo já é alguma coisa totalmente diferente. Grande distorção acontece nele, e ele é muito fechado, quase cego e surdo.

Todos(as) especialistas, pessoas informadas, são cegos(as).

Você conhece a velha história das cinco pessoas cegas indo ver um elefante?

Uma professora estava contando a seus alunos, pequenas garotas e garotos, esta fábula antiga. Ela contou a história toda, então ela perguntou um pequeno garoto,

“Você consegue me dizer quem eram as pessoas que foram ver o elefante e então começaram a discutir?”

Ela queria saber se o garoto havia escutado enquanto ela contava a história.

E o garoto ficou de pé e disse,

“Sim, eu sei. Eles(as) eram os(as) especialistas.”

Ela estava pensando que ele fosse responder,

“Elas eram cinco pessoas cegas.”

Mas o pequeno garoto disse,

“Aqueles são os(as) especialistas.”

Ele está bem mais certo; sim, eles(as) eram especialistas. Todos(as) especialistas são cegos(as). Especialidade significa que você tornou-se cego para todas as outras coisas. Você conhece mais e mais sobre menos e menos, e então um dia você chega ao objetivo final de saber tudo sobre nada.

Então você é completamente fechado e nem mesmo uma janela está aberta; então você se tornou sem janelas. Isto é ininteligência.

Inteligência é ser aberto para o vento, chuva, e sol, ser aberto a tudo.

Não carregar o passado é inteligência, morrer para o passado todo momento é inteligência, permanecer fresco e inocente é inteligência.

Osho

…passagens e meios… veja mais em https://medium.com/ormando